Wednesday, October 05, 2005

INTRODUÇÂO


Em uma sociedade onde todos são culpados,
o único delito é ser pego."
Hunter S. Thompson



Esta monografia tenta desfiar a origem, teoria e prática de uma técnica de reportagem considerada inovadora por poucos e irrelevante para a maioria: o Jornalismo Gonzo. Mais que isso, estudar suas raízes e conseqüências na imprensa brasileira. Método de captação de informações marginalizado pelas grandes redações, o Jornalismo Gonzo é um ramo do Novo Jornalismo – corrente jornalística que revolucionou a imprensa norte-americana.

O texto tem como principal hipótese de trabalho o tanto o amadurecimento da técnica quanto sua influência e viabilidade nos jornalistas brasileiros ao longo do último século. Além disso, tenta traçar um histórico do sucesso destas tentativas acerca da diversificação do discurso jornalístico e sua relevãncia para o maior interessado: o leitor. O método de pesquisa desta monografia não se distingue da maioria. O Jornalismo começou a me a interessar em 1997, através de algumas reportagens publicadas no exterior e na revista Trip. O lançamento do filme "Medo e Delírio em Las Vegas", do diretor Terry Gillian, magnetizou a fama "cult" do gênero, mas nada que tenha sido aprofundado no Brasil - talvez até pela alcunha de "Jornalismo Maldito" em redações e faculdades de comunicação.

O capítulo um traz um apanhado das origens do Jornalismo Gonzo e de seu precursor, o Novo Jornalismo. Os dois subcapítulos mostram o desenvolvimento da prática através de exemplos teóricos e práticos, com destaque para o sucesso quase imediato de ambos durante seu reconhecimento pelo público. O capítulo dois apresenta a origem, evolução e sucesso, se não do Jornalismo Gonzo per se, de ramificações suas até o advento da Internet.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home